Google Disavow: Como rejeitar backlinks?




Quem nunca ouviu aquela velha frase que diz: “Qualidade, vale muito mais que quantidade” que atire a primeira pedra. É com base nessa afirmativa que você poderá entender melhor a função do Google Disavow.

Tratando-se de uma estratégia para SEO, em teoria, quanto mais sites, blogs e outros referenciarem seu site com um backlink, é melhor, concorda?

Contudo, seguir essa orientação sem o devido cuidado pode acabar sendo maléfico ao seu domínio. Saber como construir backlinks de qualidade para sua estratégia é tão importante quanto saber evitar links prejudiciais, pois, dependendo da quantidade, seu site pode sofrer uma expressiva queda no posicionamento orgânico, ou pior, pode até mesmo ser banido dos buscadores.

Visto isso, torna-se de extrema importância acompanhar os links que apontam para seu site e caso receba uma referência de um site de baixa qualidade ou de procedência duvidosa, solicite imediatamente que o mesmo remova essa “recomendação”.

Infelizmente, isso nem sempre é tão simples, e é comum que as solicitações para retiradas de links sejam mal vistas ou muitas das vezes ignoradas. A grande solução para esses casos é o Google Disavow.

Afinal, o que é o Google Disavow?

O Google Disavow é uma ferramenta cuja finalidade básica é informar aos mecanismos de busca, os links que você deseja que sejam desconsiderados no momento em que seu site for rastreado e indexado.
Sua utilização deve ser realizada com muito cuidado, se possível recomenda-se que seja feita por um profissional de SEO, pois a utilização incorreta desta ferramenta pode impactar negativamente o rankeamento do seu site, conforme orientação do Google:

Como o Google Disavow funciona?

O funcionamento do Google Disavow pode ser dividido em duas partes.

Primeiramente, deve ser feita uma pesquisa para identificar se existem backlinks de qualidade questionável apontando para seu site. Veja passo a passo:

1. Acesse o Google Search Console para realizar sua pesquisa:
– Escolha o site desejado;
– Clique em Tráfego de Pesquisa;
– Acesse Links para seu site;
– Em seguida Maior quantidade de links;
– Depois clique em Mais e
– Por fim, clique em Fazer download de mais amostras de links.

Caso identifique links indesejados, é preciso que crie uma lista com os links de deseja desautorizar em arquivo .txt (bloco de notas). O arquivo deve seguir os seguintes padrões:
– Apenas 1 link por linha.
– Caso deseje ignorar um domínio inteiro, adicione a linha “domain: example.com”.
– É permitido também que adicione observações em seu arquivo, para isso é necessário que inclua o caractere “#” no início de cada frase.

Veja os exemplos abaixo:


2. Nesta segunda etapa, é necessário que faça o upload do arquivo na ferramenta Google Disavow:
– Acesse a ferramenta do Google Disavow.
– Selecione seu Website
– Clique em Rejeitar links
– Em seguida, Escolher Arquivo.

Obs: Ao enviar um novo arquivo, serão substituídos todos os arquivos enviados anteriormente.

Acompanhar os links que apontam para o seu site é uma tarefa de extrema necessidade. Não permita que sites de má qualidade prejudiquem sua estratégia de SEO, sempre que necessário, desautorize links indesejados e evite uma punição Google.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como trocar o usuário no AdWords

Como anunciar no Yahoo e Bing?