Links patrocinados funcionam, viu?


Li uma matéria e antes que você leia minha crítica, aconselho você a ler a matéria que faço referência: Aqui.

André, suas afirmações são péssimas!
São elas: "Não seja enganado" e "Links patrocinados são como cocaína".

O primeiro grande erro é afirmar que o consultor não vai economizar o clique. Isso é válido para agência fraca ou novata. Um profissional experiente sabe que ao economizar no clique o anunciante terá mais visitas qualificadas e logo será maior a probabilidade de cumprir um objetivo de campanha.

Então você e os anunciantes devem focar no ROI (retorno sobre investimento) e não apenas no investimento.

Sobre cobrar proporcional ao investimento, existem vários modelos de cobrança. Cada campanha possui uma particularidade. Obter uma porcentagem sobre o investimento é muito plausível principalmente quando falamos de campanhas para ecommerce, pois quanto maior o investimento, mais produtos teremos que gerenciar, mais desafios serão implantados e mais campanhas sazonais teremos... portanto o trabalho, nesse caso, é proporcional ao investimento.

Links patrocinados funcionam e são aliados a campanhas SEO. Uma boa agência sabe traçar uma estratégia onde as duas áreas caminham lado a lado.

Você fala em clique de R$10,00. Eles existem, são exceções e não regra como pareceu na matéria. Mesmo que fosse regra! Volto ao ROI, você sabe calcular ROI? Se eu pago R$10,00 e recebo R$1.000,00 é ruim?

SEO é grátis? Não! O clique é grátis, o trabalho é duro e exige um investimento constante. Existem clientes que pagam R$0,15 por clique. Aqui mora a diferença entre contratar um profissional e um amador.

O amador vai torrar sua verba na primeira semana, o profissional vai ajudá-lo a escolher as melhores palavras-chave, vai otimizar sua campanha, vai aumentar seu ROI e dar dicas valiosas sobre palavras-chave que convertem para uma estratégia SEO qualificada.

Espero que tenha contribuído.

Comentários

Ajensen disse…
Ricardo,

Obrigado pelos comentários e seu link! Nós escrevemos este artigo para chamar atenção mesma.

(Sou gringo, então vou fazer o melhor para responder educadamente em portugués. Se tiver alguma dúvida, I will write to you in English)

Concordo com muito que você escreveu. Para esclarecer, nós fazemos links patrocinados, mas isso é uma estratégia de curto prazo ou talvez em momentos de emergência do cliente, só!

Mesmo que nosso objetivo é sempre reduzir o gasto em links patrocinados, existem vários benefícios de utilizá-los:

1) É ótimo para experimentar quais palavras-chave vão otimizar no seu site (curto prazo normalmente no começo de uma campanha).

2) As vezes, é quase impossível rankear bem por algumas palavras-chave mais competitivas. Se o cliente quiser pagar para ser na primeira página, a escolha é dele. Vai ser caro, mas o cliente sempre é certo. E claro...você tem que fazer uma análise de ROI para ver se compensa ou
não.

Além disso, a maioria das pessoas clicam nos resultados orgânicos. Para ser mais específico, a porcentagem é 70% para busca orgânica e 25% para busca paga (Fonte: MARKETINGSHERPA). Quase 3x mais cliques em busca orgânica. Por isso, investimos em SEO/Link building.

Você quer ver?
Faça uma pesquisa no google a frase seguinte: "google heat map" .

Tenho outra analogia gosto de usar é a seguinte que você pode criticar a vontade...é a seguinte:

"Links Patrocinados são como alugando uma casa."

Vamos supor que seu objetivo é ter um lugar para morar e você opta por alugar em vez de comprar. Você paga mensalmente e por causa disso, você consegue realizar o seu objetivo com ótimos resultados, certo? Mas, você nunca mais vai ver este dinheiro que você está gastando todos os meses.

Quer saber o maior motivo de comprar uma casa? É um investimento (não um gasto)! Locadores cansam de pagar por algo que poderia ser investindo no futuro.

SEO/Link-Building é para sempre. Por isso, fazemos este trabalho "duro" para nossos clientes. Alguns meses de deste trabalho vai dar anos de retorno. Não temos medo de trabalhar muito para os melhores resultados dos nossos clientes.

Estudo de Caso:
Temos um cliente novo que conseguiu aumentar o número de visitas pela busca orgânica em 75x. Sim, SEVENTY-FIVE TIMES mais em somente 4 meses. Quem quer advinar se eles continuam com links patrocinados?

Advinou! Zeraram o gasto nos links patrocinados.

Entre em contato conosco para um PDF deste Estudo de Caso. www.inboundmarketingdigital.com.br/contato

A SPECIAL THANKS!
Obrigado pelo link ao nosso site, as novas visitas e os leads que conseguimos gerar por causa do seu post. Valeu! Se fechamos uma venda, te aviso para fazer uma análise de ROI. E quando você quiser nos criticar mais, por favor, seja bem-vindo! The doors are always open.

Att,

Andre Jensen
Consultor de Inbound Marketing
www.inboundmarketingdigital.com.br
Ricardo Zacho disse…
Olá Andre... Permaneço discordando! Eu nunca afirmei que SEO é ruim, pelo contrário! Adoro SEO!!! Só defendi meu ponto de vista. Alias o seu permanece bem limitado, com relação aos links patrocinados. As duas estratégias são ótimas, caminham juntas e possuem aplicações diferentes para momentos diferentes. Você parece insistir que SEO é melhor que SEM, minha visão é que cada caso é um caso, calculando bem o ROI e aplicando o dinheiro com inteligência, sua campanha será um sucesso! Independente da estratégia utilizada. Discordo também da frase: "Links Patrocinados são como alugando uma casa". Além das vendas, como medir a experiência com a marca? E novas compras? E fidelização? E a qualificação da base de dados? E o branding? Teremos ou não o retorno sobre o investimento em links patrocinados? Entendeu pq afirmo que sua visão está errada e limitada!? Gostei da última parte A Special Thanks! kkkkk... Pode divulgar, sem problemas!!! Abraços!!!
Ajensen disse…
Bom dia Ricardo,

Acho que estamos falando a mesma coisa. Concordo com você, se o cliente precisa de usar os links patrocinados, então claro, é sua responsabilidade de entregar resultados para ele.

O que eu estou falando é somente nossa filosofia. Preferimos investir em outras áreas de marketing que vão o dar um retorno no longo prazo. Mesma se você acha que é limitada, ela está funcionando muito bem e nossos clientes nos agradeçam por isso.

Desejo muito sucesso para você e a sua agência. Boa sorte!

Abs,
Andre
Ricardo Zacho disse…
Perfeito Andre! Debates ajudam todas as pessoas a entenderem os processos e logo aparecem diferentes pontos de vista. Acho que foi relevante nosso debate e contribuímos de alguma forma! Boa sorte por ai também! Forte abraço!!!

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