Retorno sobre o investimento em um projeto de SEO

Como determinar o retorno sobre o investimento em um projeto de SEO



Número de pessoas que buscam por nossas palavras-chave.

Separe as principais palavras-chave e multiplique por 3,3 pois as principais palavras devem corresponder a 30% do volume disponível de cada mercado. Faça o cálculo por dia!

Taxa de cliques esperada na busca orgânica.

Primeira posição - 42%
Segunda posição - 12%
Terceira posição - 9%
Quarta posição - 6%
A soma de todos as outras posições - 31%

Taxa de conversão média.

Quando você consegue um visitante, como é seu poder de conversão?
Selecione um período (1 dia, por exemplo).
Pegue o número de conversões e divida pelo total de visitas orgânicas, o resultado multiplique por 100 para chegar a um número percentual. Taxas de conversões normais giram entre 2% e 5%.

Valor médio de transações

Calcule o valor médio das conversões.

A fórmula para calcular o retorno sobre o investimento feito em SEO ficará assim:

Receitas de SEO = pessoas que buscam sua palavra-chave * taxa de cliques * taxa média de conversões * valor médio das conversões.

Exemplo:
Receitas SEO = 10.000 buscas/dia * 10% * 5% * R$100,00 = R$5.000,00 por dia.

Retorno sobre o investimento SEO = R$ 5.000,00 por dia / R$ 500,00 de custo com SEO por dia. Isso significa que temos um retorno de 10 vezes sobre o investimento.

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