Google Tag Manager: conheça a ferramenta!


Se você administra uma empresa digital, seja um blog, site ou e-commerce, certamente já se deparou com a necessidade de instalar códigos para monitoramento de desempenho do seu empreendimento.
Esses códigos, chamados de “tags” são necessários para acompanhar as atividades feitas por usuários em seu site, e diga-se de passagem, não são poucos, para cada nova ferramenta, fonte de tráfego e etc, é necessária a instalação de uma tag diferente.
Se você precisa acompanhar as métricas do seu site, os resultados de suas campanhas de links patrocinados ou qualquer outro dado importante para o seu segmento de atuação, essa poderosa ferramenta poderá te ajudar!

O que é Google Tag Manager?

O Google Tag Manager veio com a proposta de facilitar a vida dos profissionais de marketing e T.I. quanto a manipulação de tags para rastreamento de sites e aplicativos.
A ferramenta permite criar, modificar e armazenar tags através de uma única plataforma, sem a necessidade de alterações manuais no código fonte do site ou aplicativo.
Criar e instalar tags, antes era uma tarefa complexa e demandava mão de obra de programadores especializados, hoje pode ser realizada por profissionais de outras áreas como por exemplo, os de marketing que já utilizam a ferramenta e adicionam tags para monitoramento de suas estratégias com mais facilidade, através do Google Tag Manager.

Como Funciona o GTM?

Ao optar por utilizar a ferramenta do Google Tag Manager, será necessário criar uma conta de acesso, podendo ser utilizada sua conta do Google Analytics.
Em seu primeiro acesso, será preciso que crie e configure um “container”.
O que são os containers?
É o local onde será inserido seu conjunto de tags específicas. Atualmente existem containers em diferentes formatos, utilizados em versão desktop (web) ou dispositivos móveis (iOS e Android).
O processo de criação é bem intuitivo e de rápida realização, pois se trata de uma ferramenta gratuita. Uma vez configurada, será gerada uma tag para instalação no seu site:
Código de Instalação Google Tag Manager
Código de Instalação Google Tag Manager
Obs.: A instalação do script do Google Tag Manager deverá ser realizada logo após a abertura da tag do seu site.
Após criar e configurar sua conta, entenda como funciona o processo de criação de Tags:
A estrutura do GTM (Google Tag Manager) é dividida em três principais partes: as Tags, os Acionadores ou também conhecidos Triggers e as Variáveis. Entenda o que são cada uma dessas partes:

Tags

Existem diferentes tags para diferentes finalidades; no geral foram desenvolvidas para informar sobre as atividades ocorridas em seu site, além de coletar dados importantes para mensuração, por exemplo: “Enviar a quantidade de novos usuários do meu site para o Google Analytics”.

Acionadores

Os disparos das tags dependem dos acionadores (triggers), responsáveis por avaliar as condições de verdadeiro ou falso comparadas com o valor de uma variável definida e especificada por você previamente. Basicamente informam quando as tags devem ser acionadas, por exemplo: “Sempre que uma página do meu site for carregada”.

Variáveis

As variáveis são valores atribuídos a determinadas ações realizadas por usuários em seu site, funcionam como modificadores adicionais e são usadas para adicionarem “fatores extras” aos valores de acionamento de uma tag. Como por exemplo: “Definir uma variável contendo preço para cada item de visualização do usuário”.

Quais as Vantagens do Google Tag Manager

A principal vantagem de usar o GTM está na possibilidade de gerenciar e manipular a qualquer momento os códigos de desempenho do seu site de forma prática, com ele também é possível instalar códigos de remarketing do Google Adwords e Facebook Ads, além de poder ser utilizado como uma ferramenta para testes A/B.
Como GTM, todo o processo para adição de pixels e scripts será simplificado, e outra grande vantagem está na economia de tempo e dinheiro gastos com programadores para execução de projetos.

Aprenda Mais sobre o Google Tag Manager

Se você se interessou por essa poderosa ferramenta, o Google Academy – plataforma que oferece gratuitamente diversos materiais de aprendizado voltados para as ferramentas Google – disponibilizou um curso de capacitação específico: aprenda na íntegra como criar e manipular tags através do Google Tag Manager e conheça um pouco mais sobre os benefícios dessa ferramenta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como funcionam as estimativas de lance de primeira página Google Adwords?

Programação de anúncios no Google Adwords