Google Tag Manager: conheça a ferramenta!
Se você administra uma empresa digital, seja um blog, site ou e-commerce, certamente já se deparou com a necessidade de instalar códigos para monitoramento de desempenho do seu empreendimento.
Esses códigos, chamados de “tags” são necessários para acompanhar as atividades feitas por usuários em seu site, e diga-se de passagem, não são poucos, para cada nova ferramenta, fonte de tráfego e etc, é necessária a instalação de uma tag diferente.
Se você precisa acompanhar as métricas do seu site, os resultados de suas campanhas de links patrocinados ou qualquer outro dado importante para o seu segmento de atuação, essa poderosa ferramenta poderá te ajudar!
O que é Google Tag Manager?
O Google Tag Manager veio com a proposta de facilitar a vida dos profissionais de marketing e T.I. quanto a manipulação de tags para rastreamento de sites e aplicativos.
A ferramenta permite criar, modificar e armazenar tags através de uma única plataforma, sem a necessidade de alterações manuais no código fonte do site ou aplicativo.
Criar e instalar tags, antes era uma tarefa complexa e demandava mão de obra de programadores especializados, hoje pode ser realizada por profissionais de outras áreas como por exemplo, os de marketing que já utilizam a ferramenta e adicionam tags para monitoramento de suas estratégias com mais facilidade, através do Google Tag Manager.
Como Funciona o GTM?
Ao optar por utilizar a ferramenta do Google Tag Manager, será necessário criar uma conta de acesso, podendo ser utilizada sua conta do Google Analytics.
Em seu primeiro acesso, será preciso que crie e configure um “container”.
O que são os containers?
É o local onde será inserido seu conjunto de tags específicas. Atualmente existem containers em diferentes formatos, utilizados em versão desktop (web) ou dispositivos móveis (iOS e Android).
O processo de criação é bem intuitivo e de rápida realização, pois se trata de uma ferramenta gratuita. Uma vez configurada, será gerada uma tag para instalação no seu site:
Obs.: A instalação do script do Google Tag Manager deverá ser realizada logo após a abertura da tag do seu site.
Após criar e configurar sua conta, entenda como funciona o processo de criação de Tags:
A estrutura do GTM (Google Tag Manager) é dividida em três principais partes: as Tags, os Acionadores ou também conhecidos Triggers e as Variáveis. Entenda o que são cada uma dessas partes:
A estrutura do GTM (Google Tag Manager) é dividida em três principais partes: as Tags, os Acionadores ou também conhecidos Triggers e as Variáveis. Entenda o que são cada uma dessas partes:
Tags
Existem diferentes tags para diferentes finalidades; no geral foram desenvolvidas para informar sobre as atividades ocorridas em seu site, além de coletar dados importantes para mensuração, por exemplo: “Enviar a quantidade de novos usuários do meu site para o Google Analytics”.
Acionadores
Os disparos das tags dependem dos acionadores (triggers), responsáveis por avaliar as condições de verdadeiro ou falso comparadas com o valor de uma variável definida e especificada por você previamente. Basicamente informam quando as tags devem ser acionadas, por exemplo: “Sempre que uma página do meu site for carregada”.
Variáveis
As variáveis são valores atribuídos a determinadas ações realizadas por usuários em seu site, funcionam como modificadores adicionais e são usadas para adicionarem “fatores extras” aos valores de acionamento de uma tag. Como por exemplo: “Definir uma variável contendo preço para cada item de visualização do usuário”.
Quais as Vantagens do Google Tag Manager
A principal vantagem de usar o GTM está na possibilidade de gerenciar e manipular a qualquer momento os códigos de desempenho do seu site de forma prática, com ele também é possível instalar códigos de remarketing do Google Adwords e Facebook Ads, além de poder ser utilizado como uma ferramenta para testes A/B.
Como GTM, todo o processo para adição de pixels e scripts será simplificado, e outra grande vantagem está na economia de tempo e dinheiro gastos com programadores para execução de projetos.
Aprenda Mais sobre o Google Tag Manager
Se você se interessou por essa poderosa ferramenta, o Google Academy – plataforma que oferece gratuitamente diversos materiais de aprendizado voltados para as ferramentas Google – disponibilizou um curso de capacitação específico: aprenda na íntegra como criar e manipular tags através do Google Tag Manager e conheça um pouco mais sobre os benefícios dessa ferramenta.
Comentários