Links patrocinados X Busca orgânica

Segundo a matéria publicada no Ecommerce News, os links patrocinados perderam "terreno" para os cliques em resultados orgânicos. Essa queda, segundo Paulo Kendzerski, é fruto de um melhor trabalho em otimização de sites SEO.

Eu concordo com essa afirmação, porém tenho mais um ponto a acrescentar! A abertura e incentivo do Google Adwords para que os próprios anunciantes façam a gestão de suas campanhas, está enfraquecendo os links patrocinados.



Não é uma tarefa simples gerenciar uma campanha de PPC (pay per click) por alguns motivos:
  1. Existem muitos concorrentes - Isso eleva o CPC (custo por clique), dificulta o posicionamento e aumenta o tempo necessário para um bom gerenciamento da campanha.
  2. Palavras-chave amplas são as preferidas pelos anunciantes! Porém elas podem ser um grande erro em suas campanhas.
  3. Erros, nesse tipo de campanha, costumam ser caros!
Eu trabalho com gestão de campanhas de links patrocinados a mais de 5 anos e posso afirmar que o resultado é muito bom, desde que elas tenham uma boa segmentação, uma boa análise para direcionar a verba e só então "comprar" termos (palavras-chave) relevantes e com alto índice de conversão.

Caso esse número, da matéria apresentada, seja realmente verdadeiro e demonstre uma tendência nacional, aconselho o Google investir em treinamentos e apoio maior a agências que realizam administração de campanhas de links patrocinados, fazendo que os resultados sejam mais relevantes e consequentemente aumentem os cliques patrocinados novamente!
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